Moda e Design: Economia, Inovação e Sustentabilidade

13 e 14 de outubro

O MoDe foi pensado pela Abepem em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e pretende discutir a Moda e o Design frente aos novos valores econômicos; de criação, produção e difusão. Valorizando a cultura e a articulação de novos produtos realizaremos em paralelo ao Congresso o Mercado Mode – mercado de exposição e venda de produtos que tenham como foco o design essencial e a transformação da economia por meio da investigação de novos usos e potencias para antigos materiais e de uma visão de mundo que integre homem e natureza.

PROPÓSITO

Considerando o design e a moda como agentes transformadores da sociedade, este evento tem o propósito de reunir pesquisas e projetos, para registro e troca de ideias e compartilhamento de ações a respeito do desenvolvimento sustentável e da inovação vinculados à Economia Criativa. Nesta perspectiva, o propósito deste Congresso é promover o intercâmbio e o diálogo entre a academia e o mercado, de forma a produzir conhecimento e soluções para as mais diversas áreas da sociedade, distribuídos no âmbito das dimensões da sustentabilidade e inclusão.

DESAFIOS TEMÁTICOS

Os eixos temáticos de discussão do Congresso Moda e Design: economia, Inovação e sustentabilidade, promovem uma reflexão sobre as dimensões social, econômica e ambiental, apresentando como premissa os seguintes desafios:

EIXO DESAFIO SOCIAL

Propõe discussões acerca da inclusão social, e de indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social. Aborda as condições de trabalho equivalentes ao escravo e a ética no relacionamento com os stakeholders (concorrentes, fornecedores, patrocinadores, investidores, clientes, todos que gravitam entorno de um projeto ou de um negócio). Investiga o relacionamento com o Consumidor e/ou Consumo Consciente. Observa presumers e movimentos de crowdfunding.

EIXO DESAFIO AMBIENTAL

Apresenta reflexões relativas a processos na utilização e tratamento de água, assim como o consumo de energia e emissões, além do uso de químicos e descarte de dejetos tóxicos. Considera a gestão de resíduos, a Conscientização Ambiental e a Logística Reversa.

EIXO DESAFIO ECONÔMICO

Este eixo contempla projetos a respeito de modelos de negócios inovadores, o empreendedorismo sustentável, estratégias de gestão para a sustentabilidade e a Economia Criativa. Analisa o biomimetismo e a pesquisa de novos materiais como resposta de produção consciente em moda e design.

EIXO DESAFIO EDUCAÇÃO

conduz a discussão sobre a relevância da formação de profissionais éticos para um futuro sustentável.

Realização

Em parceria com